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Lançamento do Produto

Essa fase tem como propósito lançar o produto e acompanhar o seu ramp-up.

Para que ocorra o lançamento, o produto deve estar consolidado na estrutura de produção da empresa, assim como deve ter sua documentação comercial consolidada.
O ramp-up do produto é o acompanhamento do processo de manufatura e a realização de alterações de projeto desde o momento em que o produto é lançado até que o volume de vendar atinja as metas estabelecidas no plano de negócios do produto.
O fluxograma a seguir mostra as atividades da fase de lançamento, seu inter-relacionamento e as entradas da fase e os documentos dela resultantes.
As entradas para a fase de lançamento são a configuração final decorrente do processo de certificação do produto e o relatório de homologação do processo.

Há inicialmente, um grupo de atividades cujo objetivo é estabelecer as condições objetivas necessárias ao lançamento do produto. Essas atividades são interdepartamentais e consistem no desenvolvimento do plano de marketing do produto, no planejamento da produção comercial, no desenvolvimento da logística do produto, na qualificação do pessoal de assistência técnica e no registro do produto em órgãos reguladores. Dois documentos são fundamentais nessa etapa: o plano de marketing e o plano de operações do produto.

A documentação gerada na fase é consolidada gerando uma configuração inicial de produção do equipamento. O produto é consolidado no sistema de gestão da empresa de maneira que todos os setores envolvidos trabalhem com documentação controlada, e enfim, todo o trabalho de marketing necessário ao lançamento do produto é realizado para que ele seja introduzido no mercado.
Passa-se então a monitorar o ramp-up do produto até sua conclusão, ocasião na qual a fase é documentada e o projeto é, então, encerrado.

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