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Identificar Métricas da Qualidade do Produto

Trata-se de levantar características mensuráveis que o produto deve ter para cumprir as necessidades levantadas do cliente e tratadas pela equipe de planejamento.

O primeiro passo para o estabelecimento das métricas de qualidade do produto é a utilização de soluções de projetos anteriores que possam ser aplicadas ao novo projeto.
A atividade de identificação das características da qualidade de um produto para que o pessoal de projeto tenha a clara percepção de quais são os requisitos a serem atendidos no seu trabalho é uma das mais discutidas etapas do PDP na literatura especializada.
Adota-se aqui a perspectiva desenvolvida pelos professores ULRICH & EPPINGER do MIT. Para eles, após definidas as necessidades do cliente e ponderadas suas prioridades relativas, a empresa deve realizar um esforço de definir características mensuráveis no produto que possam orientar o trabalho de projeto. Essas características são denominadas métricas da qualidade do produto.
Para projetos nunca antes desenvolvidos pela empresa é difícil estabelecer essas características, entretanto, considera-se necessário realizar um esforço de definir características técnicas do projeto que possam com o tempo evoluir para parâmetros mensuráveis.
REF.: ULRICH & EPPINGER, 1995, discute a identificação de métricas de qualidade; ROZENFELD et. all., 2006 apresentam o uso do QFD para cumprir essa etapa do desenvolvimento de um produto.
Se a empresa utiliza um método sistemático para elaborar especificações do produto, basta levantar a documentação dos projetos passados e analisar a adequação das métricas desenvolvidas para o projeto atual. Caso essa informação não esteja disponível, é interessante identificar o pessoal envolvido em projetos similares e discutir com essas pessoas as necessidades identificadas no projeto atual.
Se a empresa utiliza um método sistemático para elaborar especificações do produto, basta levantar a documentação dos projetos passados e analisar a adequação das métricas desenvolvidas para o projeto atual. Caso essa informação não esteja disponível, é interessante identificar o pessoal envolvido em projetos similares e discutir com essas pessoas as necessidades identificadas no projeto atual.
O melhor caminho a seguir para o estabelecimento de métricas da qualidade do produto é analisar cada necessidade e considerar qual característica de projeto ou princípio físico /químico mensurável pode ser utilizado para refletir o grau com o qual o produto satisfaz aquela necessidade. Em algumas situações a característica mensurável é o tempo, como por exemplo em situações nas quais uma necessidade importante é a facilidade de operação ou instalação. Há situações em que não é possível estabelecer métricas objetivas por haver um alto grau de subjetividade na avaliação feita por cada cliente. É o caso de projetos que utilizam imagens processadas e apresentadas em formato digital ou impresso. Uma mesma foto da retina, por exemplo, pode ser considerada muito boa por um médico, satisfatória por outro e de difícil diagnóstico por um terceiro. O mesmo ocorre com importantes subsistemas de um carro ou quanto ao design de um aparelho celular.
De maneira geral, as métricas devem ser estabelecidas para variáveis dependentes, como tensão de cisalhamento em determinadas condições de uso, e não independentes como tipo de material a ser utilizado. Como as métricas da qualidade são estabelecidas analisando as necessidades de clientes caso a caso, é interessante analisar o impacto de cada uma nas demais necessidades, i.e., aquelas que não lhe deram origem. Uma boa forma de realização dessa análise é através de uma matriz de métricas por necessidades.
A entrada básica para essa atividade são as necessidades do produto classificadas e priorizadas. A saída é a matriz na qual são listadas as métricas e relacionadas com as necessidades. Os requisitos normativos não precisam ser analisados nessa altura da definição de especificações para o produto, mas devem ser considerados para a definição das especificações de projeto.
Caso a alta direção observe haver necessidade de melhoria nas especificações apresentadas, um registro das correções pode ser utilizado para refazer tarefas relacionadas a essa atividade.
Um exemplo de como essas informações podem ser levantadas é descrito …

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