Início / MRM / Gerar Especificações Para o Produto / Analisar Produtos Concorrentes e Manufatura

Analisar Produtos Concorrentes e Manufatura

Trata-se da análise dos produtos concorrentes e da capacidade de tecnologia de projeto e de fabricação da empresa com base nas métricas identificadas como referentes às necessidades do cliente.

O benchmarking competitivo realizado sobre as percepções do consumidor consiste na utilização de produtos que atendam às necessidades levantadas para solicitar a grupos de consumidores um parecer sobre qual produto atende melhor a qual necessidade.
O objetivo dessa atividade é permitir o levantamento de parâmetros comparativos e de limites tecnológicos e de manufatura que subsidiem a determinação de metas a serem utilizadas para aferir o grau de atendimento das métricas de qualidade anteriormente identificadas.
A menos que haja um monopólio do mercado a ser atendido pelo produto, a empresa deverá analisar os produtos da concorrência. Além disso, versões anteriores de seus próprios produtos devem ser analisadas. Essa atividade é normalmente referenciada como benchmarking competitivo de produtos.
REF.: ULRICH & EPPINGER, 1995, utilizado como referencial básico para o desenvolvimento desse tópico; ROZENFELD et. all., 2006, como visão geral do uso do método QFD para a análise de produtos concorrentes; CLAUSING, 1993 para uma descrição detalhada do uso do QFD para a geração de especificações de projeto.
Essa atividade deve ser realizada com um número representativo de consumidores-chave, especialmente os considerados de vanguarda e formadores de opinião.
Uma vez identificados os produtos que melhor atendem às necessidades questionadas, a equipe de projeto deve utilizá-los para levantar os valores de cada métrica da qualidade, assim como levantar o princípio de funcionamento e, eventualmente, as características construtivas relacionadas com a métrica. Levantar esses dados pode ser bastante custoso em tempo e dinheiro, uma vez que é necessário adquirir produtos, testá-los, desmontá-los, estimar custos de produção etc. Apesar da tentação, sugere-se não utilzar dados de catálogo, os quais são, comumente, pouco precisos.
As restrições tecnológicas e de manufatura dizem respeito às condições atuais da empresa quanto ao atendimento das métricas de qualidade. Essas condições devem ser avaliadas por pessoal de engenharia de produto e de processo e não devem estar restritas aos valores medidos nos produtos analisados.
Sugere-se utilizar uma matriz para a realização da análise de benchmarking competitivo. Nessa matriz devem estar contidas todas necessidades e métricas, os produtos analisados e as restrições tecnológica e de manufatura.
A entrada para essa atividade é a matriz de métricas desenvolvida anteriormente. A saída é a matriz de benchmarking competitivo com os valores levantados de clientes, medidos e estimados ao longo do trabalho.
Eventualmente, a análise deve ser refeita como diretriz estabelecida pela alta direção na revisão de fase.
Um exemplo de como essas informações podem ser levantadas é descrito …

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *