Início / MRM / Planejamento do Projeto do Produto

Planejamento do Projeto do Produto

Essa fase tem como objetivo desenvolver o plano de projeto de um determinado produto cujas especificações já foram desenvolvidas. Com base no plano de projeto, a alta direção decide o grau de alocação de recursos ao desenvolvimento do produto em questão.
O plano de projeto consiste no planejamento do escopo do projeto, aí incluído o escopo do produto, das atividades e seus respectivos prazos e recursos necessários, e de um planejamento dos custos e riscos incorridos ao longo do desenvolvimento.
Similarmente à fase de especificações do produto, a de planejamento do projeto lida com um produto de cada vez. Claro que em grandes empreendimentos, tais como novos ônibus espaciais, navios, aviões etc., tanto as especificações quanto o projeto podem dizer respeito a subsistemas do produto principal.
As atividades que ocorrerão nessa fase, carecem de um contato intensivo entre o pessoal envolvido no projeto para que o resultado seja de fato útil à empresa. O planejamento das atividades necessárias ao projeto é o cerne do planejamento. O MRM pode ser utilizado para derivar as atividades necessárias ao projeto em desenvolvimento na empresa. Basta que se adapte cada atividade nele descrita à situação vivenciada no projeto.
O fluxograma a seguir mostra as atividades da fase de planejamento do projeto e o seu relacionamento com as entradas da fase e os documentos dela resultantes.
No início da fase, deve-se gerar uma declaração do trabalho, na qual esteja bem definido o escopo do projeto. Esse escopo é detalhado na elaboração de uma WBS e no posterior desenvolvimento de um cronograma detalhado do projeto. O cronograma detalhado implica na necessidade de planejar os recursos necessários ao seu cumprimento.
Tendo planejado os recursos, é possível desenvolver uma estrutura de custos para o projeto com planilhas que permitam acompanhar as diversas rubricas de custo. De posse do escopo, prazos do cronograma, recursos necessários e custos, devem-se identificar os principais riscos incorridos no projeto. Os resultados produzidos em cada atividade devem ser consolidados em um plano de projetos, o qual é submetido para a apreciação da alta direção da empresa.
As atividades de aquisição de infra-estrutura necessária ao projeto devem ser iniciadas, muito embora elas aconteçam ao longo das demais fases do MRM, e o planejamento do produto deve ser documentado na base de conhecimento da empresa.
A principal entrada para a fase de planejamento do produto é o documento de especificações e as diretrizes planejadas para o portfólio de produtos. As saídas da fase são: a declaração do trabalho, a WBS do projeto, o cronograma macro e o plano de gerenciamento de riscos do projeto. As saídas são agrupadas no documento plano de projetos.
O plano de projetos é o documento básico que orientará o gerenciamento do projeto e, conseqüentemente, servirá para que o gerente de projetos preste conta do desenvolvimento à alta direção nos momentos de revisão de cada fase.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *