Início / MRM / Planejamento do Projeto do Produto / Consolidar Plano de Projeto

Consolidar Plano de Projeto

Trata-se de identificar aqueles que interagirão com o produto ao longo do seu ciclo de vida e de entender como se dará essa interação.
A consolidação dos documentos gerados até o momento deve se basear em algumas políticas organizacionais, especialmente:
  • Políticas de gerência da qualidade, em especial as auditorias de processo e metas de melhoria contínua;
  • Administração de pessoal – procedimentos de admissão, demissão e avaliações de desempenho;
  • Controles financeiros – relatórios de prazos, revisões programadas de despesa e desembolso, planos de contas, provisões contratuais padrões, seguros financeiros etc.
  • Nessa altura, o gerente de projeto deve explicitar todas as premissas adotadas para montar o planejamento. As premissas devem ser analisadas periodicamente para verificar a continuidade de sua adoção para efeito de controle da execução do projeto e revisão do planejamento original.
Essa atividade está contida naquilo que o PMI chama de gerência de integração sendo basicamente a criação de um documento consistente e coerente que possa ser usado para guiar tanto a execução quanto o controle do projeto.
A consolidação do plano de projeto é uma atividade realizada pelo gerente do projeto e deve abranger a revisão de todos os documentos de planejamento desenvolvidos até então. Nesse sentido, a atividade é a última oportunidade que o gerente de projetos têm para verificar a qualidade do planejamento.
Sob o ponto de vista de planejamento, é interessante que o gerente elenque questões pendentes do planejamento que só podem ser resolvidas pela alta direção na ocasião da aprovação do plano.
REF.: No PMBOK, 2005 são definidos os processos básicos de integração do qual a atividade em tela é parte essencial.
Deve ser desenvolvido um sumário do plano de projeto que consiste em um documento de uma única folha no qual devem estar contidas as principais informações de escopo, prazo, custos e riscos relacionados ao esforço. Esse sumário deve ser utilizado para comunicar essas informações com rapidez aos interessados pelo projeto.
O plano de projeto consolida todas as informações geradas na etapa de planejamento do projeto do novo produto. Para isso, todos os documentos gerados ao longo da fase são utilizados.
Um exemplo de como essas informações podem ser levantadas é descrito …

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *