Início / MRM / Projeto do Produto

Projeto Técnico

Essa fase tem como propósito desenvolver as soluções de mecânica, eletrônica, software etc. para as funções primárias do produto mecatrônico.

As funções primárias do produto no MRM são aquelas que o equipamento deve atender para que possa cumprir seu objetivo básico. Em um mouse a função primária é a conversão do movimento do dispositivo sobre a superfície de contato em movimento na tela do computador, assim como a conversão de cliques nos botões do dispositivo em seleção de funções na tela do programa executado; para uma câmera digital a função primária é a captação de imagens e seu arquivamento em arquivos digitais; para uma sala limpa a função primária é o controle de partículas, umidade e temperatura.
Enquanto a fase de planejamento técnico ocorre no âmbito do produto como um todo, na fase de projeto técnico as atividades ocorrem no âmbito das partes do produto que atendem às funções primárias identificadas. No MRM as atividades das diferentes áreas técnicas envolvidas com o projeto mecatrônico são inter-relacionadas de maneira a demonstrar o fluxo de ações necessário ao desenvolvimento das soluções nas diversas especialidades envolvidas.
O fluxograma a seguir mostra as atividades da fase de projeto técnico, seu inter-relacionamento e as entradas da fase e os documentos dela resultantes.
As entradas para a fase de projeto técnico são as especificações do produto e o plano técnico do projeto. Caso haja alguma nova tecnologia desenvolvida pela empresa a ser incorporada no produto, essa nova tecnologia deve ser refinada para a aplicação devida.
O projeto é, então, composto por um grande conjunto de atividades que devem ocorrer simultaneamente. Deve-se projetar a engenharia básica do produto na qual constam também aspectos de projeto mecânico de suporte, apoio estrutural e mecanismos. Projeta-se os sistemas de controle e de comunicações a serem utilizados, assim como detalha-se os projetos eletrônico, de sistema microprocessado e de software de alto nível. Os fornecedores de partes que correspondam a funções primárias e suas sub-funções devem ser acompanhados de maneira que suas entregas sejam monitoradas para que possam ser integradas em um protótipo alfa. A compra dos materiais e componentes de prateleira deve ser, também, monitorada.
O protótipo alfa implementa as funções primárias do produto. Deve haver um ciclo de testes até que se considere que as especificações relacionadas com estas funções tenham sido atendidas. Os resultados conseguidos com o protótipo são, então, documentados de maneira que sejam submetidos ao gate da fase.
As soluções técnicas são, então, documentadas sendo gerada uma configuração inicial do projeto. O processo de realização da fase de projeto técnico é,então, documentado.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *