MRM - Modelo de Referência para o Desenvolvimento de Produtos Mecatrônicos
O Modelo de Referência Mecatrônico (MRM) é um modelo de processos para o desenvolvimento de produtos complexos, produtos cuja tecnologia de base é na verdade um conjunto de tecnologias interconectadas funcional e fisicamente, em níveis diferenciados.
O MRM foi desenvolvido em uma tese de doutorado defendida na Escola de Engenharia de São Carlos sob orientação do Prof. Dr. Ing. Henrique Rozenfeld, estando seu conteúdo científico consolidado no sistema de biblioteca digital da USP no endereço: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-18082006-151309/pt-br.php.
O modelo MRM foi amplamente testado quando do seu desenvolvimento na empresa OPTO ELETRÔNICA S.A. atualmente focada em equipamentos médicos, mas que na época em que o MRM foi desenvolvido projetava e produzia equipamentos paras as áreas de Defesa e Espaço. Os insights práticos advindos da experiência de seis anos em projetos mecatrônicos tornam a teoria proposta bastante próxima da realidade de empresas que desenvolvem produtos complexos.
O modelo consta de 12 fases que abrangem os períodos antes do projeto do produto, durante o projeto do produto, e após o projeto do produto quando ele já está em linha de produção e são necessários serviços de customização, melhorias, upgrades, e resolução de problemas decorrentes de reclamações de clientes e da estrutura fabril e de fornecedores.
Cada fase comporta dois níveis adicionais de detalhamento, os quais podem ser acessados clicando na fase desejada na figura. Esse modelo me ajudou e ajuda bastante no desenvolvimento de produtos inovadores. Espero que lhe ajude também.