Início / MRM / Gerar Especificações Para o Produto / Identificar Necessidades dos Clientes
Trata-se de identificar aqueles que interagirão com o produto ao longo do seu ciclo de vida e de entender como se dará essa interação.

O ciclo de vida do produto analisado nesse item não pode ser confudido com o conceito utilizado em marketing para a análise do estágio de vendas do produto, antes, abrange o conjunto das etapas de manufatura, transporte, armazenagem, uso, assistência técnica e descarte que o produto deverá passar. Empresas do setor automotivo e de eletrônicos de linha branca comumente têm nas montadoras seus principais clientes, entretanto seus produtos são integrados como subsistemas e eventualmente têm interface com o usuário final. Na área médica, por outro lado, o produto é vendido normalmente ao médico que é cliente final, porém operadores e pacientes são usuários importantes a serem considerados.
As diretrizes estabelecidas na etapa de planejamento do portfólio de produtos estabelecem o mercado ao qual o produto deve atender e as funções básicas que deve cumprir. Entretanto, para que o produto seja desenvolvido é necessário entregar à engenharia uma especificação mais detalhada sobre as formas e condições de uso do produto. Embora o usuário fundamental do produto seja o cliente final, aquele que adquire o produto, paga por ele, deve-se considerar que quem transporta, armazena, manuseia, em determinadas situações opera ou é submetido ao uso do produto, é também cliente da empresa. Portanto, a idéia é identificar os clientes do produto ao longo do seu ciclo de vida, estabelecer canais de comunicação através dos quais seja possível levantar dados sobre o uso do produto e interpretá-los sob o ponto de vista das necessidades sentidas pelos usuários do produto.
REF.: BAXTER, 1996 e ROZENFELD et. All., 2006, discute a utilização do método de análise do ciclo de vida do produto; e ULRICH & EPPINGER, 1995 indica uma série de diretrizes para o levantamento e interpretação dos dados relacionados com as necessidades dos clientes do produto.
REF.: BAXTER, 1996 e ROZENFELD et. All., 2006, discute a utilização do método de análise do ciclo de vida do produto; e ULRICH & EPPINGER, 1995 indica uma série de diretrizes para o levantamento e interpretação dos dados relacionados com as necessidades dos clientes do produto.
Existem diversas formas de estabelecer canais com os clientes do produto. Nas áreas automotiva e de linha branca os canais são normalmente formais com especificações pré-definidas em formulários padronizados. Mesmo assim, entretanto, vale uma interação direta com o setor de usinagem, montagem ou integração para levantar características não explicitadas do trabalho realizado com o subsistema.
Na área médica essa interação é ainda mais crítica uma vez que o profissional de medicina, o operador e o paciente têm demandas diferentes e não-facilmente percebidas por suas contrapartes. É importante que na área médica, o pessoal de marketing tenha mapeado os usuários considerados vanguarda do setor, assim como os formadores de opinião, tais como professores universitários, escritores da área, palestrantes etc.
Os métodos básicos de levantamento de dados de clientes utilizam entrevistas estruturadas nas quais os clientes são questionados sobre o uso de produtos atualmente no mercado. Um método mais estruturado é o grupo focal que consiste na montagem de um ambiente no qual clientes potenciais discutam o uso de produtos similares ou concorrentes ao em desenvolvimento. Nesses casos, sugere-se que, na medida do possível, sejam realizadas gravações em áudio ou vídeo. Observar expressões não verbais e deixar o fluxo de idéias acontecer sem restrições é fundamental para que necessidades latentes e não expressas venham à tona. Adicionalmente, é interessante observar o produto em uso, especialmente para os engenheiros a serem envolvidos no projeto. Assim, é possível entender o porque de algumas soluções tecnológicas identificadas em produtos concorrentes.
Especial atenção deve ser dada à interpretação dos dados levantados: (1) é preciso expressar o que o produto deve fazer e não como ele deve fazer; (2) é preciso expressar as necessidades como atributos do produto; (3) é interessante que as necessidades sejam
Na área médica essa interação é ainda mais crítica uma vez que o profissional de medicina, o operador e o paciente têm demandas diferentes e não-facilmente percebidas por suas contrapartes. É importante que na área médica, o pessoal de marketing tenha mapeado os usuários considerados vanguarda do setor, assim como os formadores de opinião, tais como professores universitários, escritores da área, palestrantes etc.
Os métodos básicos de levantamento de dados de clientes utilizam entrevistas estruturadas nas quais os clientes são questionados sobre o uso de produtos atualmente no mercado. Um método mais estruturado é o grupo focal que consiste na montagem de um ambiente no qual clientes potenciais discutam o uso de produtos similares ou concorrentes ao em desenvolvimento. Nesses casos, sugere-se que, na medida do possível, sejam realizadas gravações em áudio ou vídeo. Observar expressões não verbais e deixar o fluxo de idéias acontecer sem restrições é fundamental para que necessidades latentes e não expressas venham à tona. Adicionalmente, é interessante observar o produto em uso, especialmente para os engenheiros a serem envolvidos no projeto. Assim, é possível entender o porque de algumas soluções tecnológicas identificadas em produtos concorrentes.
Especial atenção deve ser dada à interpretação dos dados levantados: (1) é preciso expressar o que o produto deve fazer e não como ele deve fazer; (2) é preciso expressar as necessidades como atributos do produto; (3) é interessante que as necessidades sejam

apresentadas como frases positivas; (4) é interessante que, nessa etapa, as frases sejam relatadas sem juízo de valor sobre elas.
REF.: ULRICH & EPPINGER, 1995 onde constam exemplos de como levantar e sistematizar necessidades de consumidores.
REF.: ULRICH & EPPINGER, 1995 onde constam exemplos de como levantar e sistematizar necessidades de consumidores.

Apesar de a entrada dessa atividade ser o portfólio de produtos planejado, na verdade, para cada projeto é apenas necessária a definição básica de cada projeto. Nela está contida uma descrição suscinta do que deve ser desenvolvido.
A saída básica é uma lista com as necessidades do produto.
Caso a alta direção observe haver necessidade de melhoria nas especificações apresentadas, um registro das correções pode ser utilizado para refazer tarefas relacionadas a essa atividade.
A saída básica é uma lista com as necessidades do produto.
Caso a alta direção observe haver necessidade de melhoria nas especificações apresentadas, um registro das correções pode ser utilizado para refazer tarefas relacionadas a essa atividade.
Um exemplo de como essas informações podem ser levantadas é descrito …