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Consolidar Configuração Comercial do Produto

Trata-se do congelamento, do arquivo e da distribuição controlada da configuração técnica e comercial do produto.

A consolidação da configuração comercial do produto se inicia com a consolidação da documentação final do projeto. Ou seja, é necessário que o pessoal de projeto congele a versão final do produto, revise a codificação de todos os documentos relacionados com ele e estruture áreas comuns nas quais serão guardados os documentos digitais dos projetos mecânico, eletrônico e de software. Essa configuração final de projeto deve refletir todos os detalhes de projeto necessários à produção comercial do equipamento. Isso implica em documentos relativos a marcações, etiquetas e rótulos, assim como aos procedimentos de montagem.
Da mesma forma, o pessoal de manufatura deve congelar a documentação de processo, os programa CN etc. O pessoal de marketing e logística consolidam o planejamento relacionado com o produto.
Toda a documentação gerada, deve, então, ser consolidada em um arquivo mestre com documentos digitais e impressos, consolidados em uma lista mestra de documentos do produto e mantidos em local conhecido e determinado nos procedimentos documentados da empresa.
As normas que regulam a qualidade dos produtos mecatrônicos, desde a ISO 9001:2000 até as normas específicas relacionadas com os setores espacial, militar, eletroeletrônico e automotivo enfatizam a necessidade de um controle sistemático da configuração do produto entregue ao cliente.
Esse controle se inicia com o congelamento da configuração do produto que passou por todos os testes de certificação. O material promocional do produto é também controlado uma vez que ele deve ser consistente com o que o produto de fato realiza para o cliente, assim como com as características técnicas comprovadas pelos testes de certificação e as respectivas marcas de qualidade conseguidas pela empresa.
A garantia de que os setores produtivos e comerciais da empresa utilizam documentos certificados e validados é realizada através de um controle de distribuição de documentos controlados. Assim, a empresa deve ter ao menos um setor no qual sejam controladas as configurações do produto e suas alterações. Esse departamento será responsável pela distribuição dos documentos válidos do produto.
Dessa forma, se alguma não-conformidade existir entre o produto entregue ao cliente ou consumidor final e a configuração comercial do produto, o setor responsável pela distribuição da documentação técnica servirá como referência para a análise das causas da não-conformidade. Para tal, os procedimentos de gestão dessa configuração final do projeto devem ser documentados. As diretivas de qualidade de produto apontam a necessidade de manter configurações controladas da documentação promocional do produto. No MRM considera-se interessante o controle de planos de logística, vendas e assistência técnica.
Enfim, a configuração final de projeto se constitui em configuração inicial do produto. No MRM isso significa que haverá duas versões da documentação técnica do produto que devem ser similares: a versão final do setor de projetos da empresa e a versão inicial do setor de documentação.
REF.: As normas e padrões ISO 9001:2000, QS9000:APQP, GSQA e as normas ESA-ECSS estabelecem as configurações controladas de produto.
A documentação consolidada deve então ser distribuída aos setores de produção, montagem, assistência técnica, vendas, movimentação de materiais, compras e logística da empresa. O setor no qual cada documento está disponível deve ser identificado no sistema de controle de distribuição de documentos da empresa.
As entradas para a atividade de consolidação da configuração comercial do produto são a baseline final do projeto consolidada após o processo de certificação do produto e os planos de marketing, logística, controle de qualidade, os contratos de fornecimento e o relatório de homologação de processo no qual devem constam os documentos necessários à fabricação do produto conforme os requisitos de capabilidade estabelecidos em projeto.
A saída é a baseline inicial do produto como item comercial da empresa.

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