Início / MRM / Lançamento do Produto / Fechamento do Projeto do Produto

Fechamento do Projeto do Produto

Consiste em coletar todos os dados de orçamento do projeto, custo do produto, desempenho do produto e prazo do projeto, assim como os planos de projeto realizados ao longo do ciclo de projeto e verificar a eficácia do planejamento do projeto, assim como registrar as lições aprendidas com o projeto e como elas foram incorporadas às atividades cotidianas da empresa.

Inicialmente devem ser levantados dados relativos ao custo do projeto, às modificações de cronograma, principalmente relacionadas com os fatores determinantes delas e às modificações de configuração do projeto e seu porquê. Essas informações devem ter sido consolidadas ao longo das fases do desenvolvimento do projeto nas atividades de documentação realizadas ao final de cada uma.
O fechamento do projeto é uma boa prática estabelecida no PMBOK como forma de determinar a conclusão do projeto do produto. Consiste no encerramento administrativo e contratual do projeto.
Encerramento administrativo significa documentaros resultados do projeto para formalizar a aceitação do produto do projeto pelo patrocinador ou cliente. Isto inclui a coleta dos registros do projeto, a garantia do atendimento das especificações finais, a análise do sucesso, efetividade e lições aprendidas do projeto; e o arquivamento dessas informações para uso futuro.
O encerramento do contrato é similar ao encerramento administrativo, porém inclui uma aceitação formal da conclusão do projeto. Essa etapa é significativamente importante quando o projeto é resultante de um contrato de fornecimento.
Outra diferença básica entre encerramento administrativo e contratual é o fato de a primeira poder ser realizada ao longo de cada fase do MRM. Ou seja, cada fase pode ser tratada como um projeto, o que implica em seu encerramento administrativo. Esse conceito não foi explorado ao longo das fases do PDP mecatrônico, mas consiste na aplicação do conceito acima aos resultados de cada uma.
REF.: O PMBOK (2005) estabelece as diretrizes e o conceito de fechamento do projeto.
O levantamento de custos e mudanças de cronograma e configuração deve ser relacionado com a evolução das especificações do produto ao longo das fases do MRM.
A configuração final do produto, assim como as táticas de produção, vendas e logística estabelecidas ao final do ramp-up devem ser sistematizadas e consolidadas com base nas modificações realizadas no período de ramp-up.
Deve-se então, levantar o histórico de projetos anteriores similares ao que está em fase de conclusão e consolidar lições aprendidas que possam ser aplicadas a outros projetos da empresa.
Gera-se então um relatório de fechamento do projeto. Nele todos os itens presentes no plano de projeto e as diretrizes de portfólio e estratégia às quais o produto atende devem ser analisados.
Essa atividade tem como entradas os principais documentos gerados ao longo do desenvolvimento do produto:
  • a estratégia de produtos da empresa;
  • o portfólio de produtos da LDP;
  • o baseline do produto na configuração1;
  • o plano de marketing do produto;
  • o plano de logística do produto;
  • as diretrizes para a integração do produto no PCP da empresa;
  • os contratos de fornecimento fechados; e
  • o plano de projetos.
A saída básica da atividade se constitui também na saída básica da fase de lançamento do produto, o relatório de fechamento do projeto.
Uma outra saída importante é alista de lições aprendidas no projeto que devem ser gerenciadas de maneira a subsidiar o planejamento de outros projetos da empresa.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *