Início / MRM / Lançamento do Produto / Monitorar o Produto no Ramp-Up

Monitorar o Produto no Ramp-Up

Trata-se do desenvolvimento da metodologia de acompanhamento do produto e do monitoramento da fabricação e da satisfação do cliente com as unidades entregues dentro do ramp-up de maneira a validar a metodologia desenvolvida.

Inicialmente, o pessoal de planejamento deve realizar um esforço para estabelecer indicadores de desempenho para o produto. Isso implica na análise do planejamento realizado pelas áreas funcionais e na utilização de dados relacionados com a estratégia de produtos da empresa e particularmente da LDP considerada para estabelecer os indicadores de desempenho que permitam a tomada de decisões acerca do atingir dos objetivos do produto.
Para cada indicador de desempenho devem ser estabelecidas metas que permitam rastrear os objetivos de desempenho definidos pela alta direção como sendo diretrizes para o produto desenvolvido.
O ramp-up do produto é o período propício para que sejam testados os planos de marketing, logística, garantia da qualidade e o PCP estabelecido para o produto.
Esse teste implica no estabelecimento de uma metodologia de levantamento de dados e principalmente de sistematização e tratamento desses dados de maneira a consolidar os resultados do produto em um determinado intervalo de tempo.
Trata-se da definição sobre a sistemática de acompanhamento dos resultados do produto, tais como reclamações feitas à assistência técnica, desempenho das vendas, tempos médios de entrega e instalação etc. Na metodologia devem estar designados os responsáveis e a periodicidade com a qual os dados são alimentados no sistema e analisados para verificar possibilidades de melhoria. O pessoal de planejamento identifica as metas estabelecidas nos planos de marketing, logística, qualidade e PCP, desdobra aquelas que têm relação com a estratégia da empresa e estabelece indicadores de desempenho que serão monitorados de maneira a verificar se o produto mantém sintonia com a estratégia elaborada.
O produto deve ser acompanhado ao menos em questões relacionadas com os resultados de vendas, o custo, o retorno, o market share e aspectos de aceitação do produto e satisfação do cliente. A aceitação do produto tenta entender o porquê do cliente ter comprado o produto e o impacto inicial de sua utilização enquanto a segunda diz respeito ao atendimento das necessidades do cliente. Essas medidas devem ser complementadas por outros aspectos específicos do produto desenvolvido e do mercado atendido pela empresa.
REF.: ROZENFELD et. All. (2006) discute alguns fatores de desempenho a serem monitorados após a introdução do produto no mercado.
Deve-se então definir uma metodologia de acompanhamento dos indicadores construídos. Essa metodologia implica na periodicidade do levantamento dos dados do produto, na atribuição de responsabilidades sobre a coleta dessas informações e seu tratamento e no formato dos relatórios a serem distribuídos aos decisores.
Do ponto de vista mais prático, devem ser definidas as formas de acompanhamento do produto no ramp-up. Considerando que o período de ramp-up é o momento adequado para refinar as especificações do produto e do processo, assim como das atividades de marketing, logística, PCP e garantia da qualidade, deve ser definido um time de acompanhamento do produto nesse período. Esse time deve ser composto por pessoal de projeto e integrantes das demais áreas funcionais da empresa. O pessoal de planejamento coordena o time no sentido de acompanhar os resultados conseguidos pelo produto. A periodicidade de coleta e sistematização dos dados não é a mesma que prevista para a produção contínua do produto uma vez que deve ser estabelecido esforço intenso em corrigir falhas e inconsistências nas especificações das áreas funcionais.
Deve-se então monitorar as reclamações de clientes e problemas relacionados com a qualidade da manufatura do produto com base no planejamento.
As reclamações e as não-conformidades ocorridas devem ser sistematicamente analisadas de maneira a chegar a causas-raízes que possam ser mitigadas.
Deve-se validar os indicadores de desempenho ao longo do ramp-up e a metodologia de acompanhamento estabelecida.
As entradas para a atividade de monitoramento do ramp-up do produto são o documento de estratégia de produtos desenvolvido, o plano de logística, o plano de marketing do produto e as decisões de integração do produto no PCP da empresa.
A saída é um procedimento de acompanhamento do produto e o relatório final do ramp-up.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *