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Consiste no documento que estabelece as diretrizes inicialmente utilizadas pelo pessoal de marketing da empresa para comercializar o produto ao longo do seu ciclo de vida.

O plano de marketing do produto consiste de:
- um resumo que apresenta uma visão geral do plano proposto para uma rápida leitura da alta direção;
- análise sucinta da situação atual do ambiente de marketing: mercado, concorrência, produto, distribuição e macroambiente;
- relato sucinto das ameaças/oportunidades e forças/fraquezas da empresa e do mercado a ser atingido;
- definição das metas de volume de vendas, participação de mercado e lucratividade do produto;
- identificação das táticas de administração de produto a serem utilizadas enfatizando os serviços a serem oferecidos;
- identificação das táticas de preço e prazo a serem utilizadas nos diferentes mercados geográficos e/ou públicos-alvo;
- identificação das táticas de ponto de venda do produto; e
- identificação das táticas de promoção, propaganda, merchandising, relações públicas e marketing direto a serem utilizadas;
- identificação do perfil e características específicas do pessoal de vendas a ser utilizado na comercialização do produto;
- projeção de lucros e perdas do produto com estabelecimento do tempo de retorno do projeto; e
- indicação das formas pelas quais o plano poderá ser monitorado.
Exemplo
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