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Acompanhar e Desenvolver Fornecedores

Consiste no acompanhamento do projeto, fabricação, montagem e entrega de partes fornecidas por parceiros de desenvolvimento e partes subcontratação em função de modificações no projeto do protótipo ALFA.

Os testes com o protótipo ALFA podem ter resultado em modificações a serem realizadas no projeto que implicam na subcontratação de outras partes do produto.
Especialmente a carenagem de produtos cujo aspecto externo definido pelos projetistas de design não possa ser realizado na empresa deve ser subcontratado com cuidado adicional relacionado com os parâmetros de ajuste da carenagem às partes funcionais desenvolvidas à priori.
Os erros decorrentes do processo de aquisição das partes adquiridas de parceiros na fase de projeto técnico devem ser corrigidos nessa atividade.
A grande diferença entre a atividade de acompanhamento e desenvolvimento de fornecedores e sua similar na fase de elaboração do protótipo ALFA é que no momento de produção do protótipo BETA surgem outros fornecedores que não tem o caráter estratégico definido pela relação entre a empresa e os parceiros de co-desenvolvimento. A atividade, portanto, consiste no acompanhamento genérico de todos os fornecedores com especial atenção aos parceiros de co-desenvolvimento.
O acompanhamento dos fornecedores se inicia com o projeto de um checklist que permita identificar aspectos do processo de desenvolvimento do fornecedor, assim como da documentação e da parte a ser adquirida que demonstrem o cumprimento das especificações do contrato de fornecimento. Para os parceiros de co-desenvolvimento isso implica na revisão do checklist desenvolvido anteriormente.
A confecção dos checklists de qualidade de fornecimento devem levar em conta fundamentalmente os aspectos das partes subcontratadas que influenciem os riscos críticos do projeto e os fatores de controle relacionados na análise sinal-ruído.
Os procedimentos estabelecidos nos checklists de controle, especificações de processo e requisitos de processo determinados na especificação do contrato de fornecimento devem ser auditados pela área de qualidade da empresa.
Os lotes fornecidos para a confecção e teste do protótipo BETA devem ser avaliados contra as especificações que constam no contrato de fornecimento. Não só o produto deve ser considerado nessa avaliação, mas também sua documentação técnica. Essa avaliação deve ser complementada com os dados de auditoria para a elaboração de controle de item subcontratado.
A atividade de acompanhamento e desenvolvimento de fornecedores tem como insumo a “relação de itens subcontratados”. As saídas são a documentação técnica detalhada do item subcontratado e um plano de controle de item subcontratado.
A atividade pode ser retomada caso o protótipo BETA não cumpra as métricas estabelecidas na matriz de verificação do produto ou caso a análise realizada no gate da fase considere os resultados insatisfatórios.

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