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Analisar Relação Sinal/Ruído

Trata-se de realizar simulações para melhorar o desempenho do sistema e minimizar a relação sinal/ruído utilizando como parâmetros de entrada os resultados dos testes com o protótipo ALFA, o planejamento de gestão de parâmetros críticos e os resultados da análise de falhas.

O passo inicial dessa atividade é identificar as respostas críticas a serem otimizadas. Isso é realizado a partir dos resultados de análise de riscos e da impossibilidade de mudar o projeto para evitar as altas variações.
Devem ser então desenvolvidos, adquiridos ou subcontratados sistemas de medição capazes de medir as variações das respostas críticas, do ruído e dos possíveis fatores de controle a serem utilizados.
Em paralelo com o desenvolvimento dos sistemas de medição, devem ser desenvolvidos diagramas e mapas de ruído. Os ruídos identificados devem ser classificados em: (1) externos; (2) provenientes de outras partes do produto; e (3) por degradação de alguma parte específica do produto.
Uma vez que os resultados de teste do protótipo ALFA devem ter indicado parâmetros de projeto cuja dispersão de suas respostas críticas excedia dos valores-meta estabelecidos em função das métricas de qualidade do produto, deve-se realizar um esforço de identificação dos principais ruídos impostos às respostas críticas e de estabelecimento de soluções de projeto que permitam reduzi-los.
Esse procedimento não deve ser aplicado a todas as respostas críticas. Os experimentos necessários à otimização do produto são onerosos e às vezes imprevisíveis temporalmente. É importante que as respostas críticas e as variações detectadas nos testes do protótipo ALFA sejam relacionadas com os resultados da análise de riscos do produto e que sejam estabelecidas tentativas de minimização da alta variabilidade por mudanças de tecnologias e de concepção que possam eliminar as fontes de ruído ou as respostas críticas.
Entretanto, pode ser necessário realizar testes que permitam “…mensurar quanto cada CFR reage a fontes de ruído (variação) para um dado conjunto de fatores de controle”. O resultado dessa atividade é o estabelecimento desses fatores de controle como “especificações finais” do projeto.
O propósito dessa atividade é “…investigar, quantificar e explorar as interações entre fatores de controle e fatores de ruído”.
REF.: A atividade é baseada na proposta de CREVELING et. All. (2003) que estabelece a otimização do projeto como uma sub-fase do PDP em empresas que utilizam projeto para sei sigma (DFSS). O autor a denomina de “projeto robusto” e nele utiliza técnicas de projeto de experimentos. CLAUSING (1994) desenvolve essa atividade com base no método TAGUCHI.
Esses diagramas são usados para estruturar experimentos de dois tipos: de ruído, para identificar efeitos de ruídos significativos estatisticamente; e de otimização da robustez, usados para investigar e quantificar a relação entre fatores de controle estatisticamente significativos e ruídos estatisticamente significativos. Os fatores de controle devem advir dos resultados de testes com o protótipo ALFA. Enquanto os diagramas de ruído são descritos por subsistema, os mapas de ruído são confeccionados mediante a interação entre os subsistemas.
Devem ser realizados então experimentos cujo objetivo é identificar os ruídos significativos estatis-ticamente. Esses experimentos devem ser realizados e seus resultados devem ser analisados por ANOVA.
Os resultados dos experimentos de ruído são utilizados para confeccionar vetores de ruído indicando a direção de cada ruído na resposta crítica analisada. Os fatores são agrupados nos que aumentam e nos que diminuem os CFR. Com base nas características técnicas do projeto, especialmente nos parâmetros definidos para programar o controlador utilizado, deve-se identificar os fatores de controle que interagem significativamente com os fatores de ruído significativos e então deve-se construir modelos aditivos preditivos cujo resultado deverá ser expresso em decibel (dB). Os modelos têm o formato EMBED Equation.3.
Deve-se conduzir um experimento inicial em condições normais de projeto segundo a configuração oriunda do protótipo ALFA. Assim será possível comparar os resultados do processo de redução de ruído. Então, realiza-se os experimentos previstos em número que cubra o espectro de variações de fatores de controle com respectivos fatores de ruído a ele significativos. Os experimentos devem ser repetidos até que se consiga resultados repetíveis com uma determinada tolerância que é comumente de +/- 2 a 3 db. Os experimentos são confirmados pelo modelo teórico confeccionado e vice-versa.
Segundo TAGUCHI, ao menos dois tipos de fatores de controle existem em um experimento de otimização: fatores que afetam a robustez dos CFRs e fatores que têm forte efeito em ajustar os valores médios dos CFRs. Sugere-se então realizar experimentos de superfície cujo objetivo é encontrar dentre os fatores de controle, quais podem ser utilizados como parâmetros críticos de ajuste (critical adjustment parameters). Esses parâmetros serão usados na montagem e assistência técnica para sintonizar o produto na faixa de operação desejada.
Tem-se então fatores capazes de prover robustez e fatores capazes de ajustar o sistema considerado. Sugere-se a realização do método dinâmico através do qual é possível verificar as faixas de variação dos parâmetros de ajuste que podem implicar na perda da robustez do sistema.
Ao final o processo é documentado registrando-se as faixas de valores necessárias aos fatores de controle e aos parâmetros críticos de ajuste para dadas faixas de valores das respostas críticas do sistema analisado.
Os experimentos necessários à análise devem ser realizados com protótipos ALFA.
Todas as especificações eletrônicas e eletromecânicas geradas na fase 7 e na fase atual devem ser utilizadas para implementar a análise de confiabilidade do produto.
As saídas são basicamente o cálculo da análise sinal-ruído do produto e as necessidades de mudança de projeto.
A atividade pode ser retomada caso os testes de protótipos indiquem a necessidade de melhoria do modelo de transferência do equipamento e de sua análise.

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