Início / MRM / Otimização do Projeto do Produto / Refinar Posição de Mercado do Produto
Consiste na revisão das especificações do produto e do posicionamento do projeto dentro do portfólio da LDP considerada.

As análises realizadas na fase de otimização e os testes realizados com o protótipo BETA devem permitir que as especificações do produto sejam sistematicamente buscadas. A não consecução de alguma (s) métrica (s) de qualidade após os ciclos de projeto-construção-teste do protótipo BETA com eventuais retornos às atividades de projeto técnico implica na impossibilidade de atendimento de determinadas especificações do produto.
Assim sendo, é interessante que o pessoal de planejamento da empresa e o pessoal de marketing possam avaliar o resultado conseguido ao final do projeto do produto propriamente dito, quanto ao seu impacto mercadológico.
Essa atividade consiste na revisão das especificações do produto, e portanto, do posicionamento do projeto no portfólio da LDP de maneira a subsidiar o gate da fase quanto à decisão de manter o projeto em andamento, descontinuá-lo ou congelá-lo.
Assim sendo, é interessante que o pessoal de planejamento da empresa e o pessoal de marketing possam avaliar o resultado conseguido ao final do projeto do produto propriamente dito, quanto ao seu impacto mercadológico.
Essa atividade consiste na revisão das especificações do produto, e portanto, do posicionamento do projeto no portfólio da LDP de maneira a subsidiar o gate da fase quanto à decisão de manter o projeto em andamento, descontinuá-lo ou congelá-lo.
O refinamento da posição de mercado a ser atingida pelo produto se inicia com a análise das especificações que podem de fato ser atingidas pelo produto em desenvolvimento. Essas especificações devem ser atualizadas.
O impacto da mudança das especificações deve ser incorporado ao planejamento de portfólio da LDP considerada. As matrizes de atratividade, risco e facilidade devem ser atualizadas assim como a análise da influência do projeto na matriz BCG do portfólio da LDP.
O impacto da mudança das especificações deve ser incorporado ao planejamento de portfólio da LDP considerada. As matrizes de atratividade, risco e facilidade devem ser atualizadas assim como a análise da influência do projeto na matriz BCG do portfólio da LDP.


As entradas dessa atividade são as especificações do produto, o planejamento de portfólio da LDP e o relatório de aprovação do protótipo BETA. A saída é um registro das necessidades de alteração das especificações e do portfólio para adequar o planejamento de mercado da LDP aos resultados efetivamente conseguidos no projeto.