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Definir Gestão de Riscos do Projeto

Trata-se de identificar as principais fontes de risco do projeto e definir formas de gerenciá-los.
Questionar as premissas de prazos e custos significa realizar perguntas do tipo:
  • O pessoal técnico que estimou os prazos para a realização das atividades de projeto tem, de fato, conhecimento profundo sobre o assunto?
  • Os custos de equipamentos e materiais levantados até o momento refletem valores comerciais?
  • As taxas de juros continuarão justificando as margens de retorno do projeto?
Nessa atividade, normalmente o gerente de projetos está sozinho, pois é dele a responsabilidade pelo cumprimento das metas e a tendência do pessoal de cada área técnica é minimizar as incertezas relacionadas com seu trabalho.
REF.: VERZUH, 2000 e ROZENFELD et. all., 2006 discutem em detalhe o desenvolvimento de análises de riscos em gestão de projetos.
O gerenciamento dos riscos é definido na bibliografia como um meio pelo qual a incerteza é sistematicamente gerenciada para aumentar a probabilidade de cumprir os objetivos do projeto. Se o cumprimento dos objetivos definidos na declaração do trabalho é a meta do gerente de projetos, o gerenciamento do risco deve ser sua principal habilidade.
E os riscos relacionados com o cumprimento dos objetivos do projeto são muitos. Têm relação com mudanças externas ao projeto e mesmo à empresa, tais como mudanças no perfil institucional dos clientes para projetos de fornecimento de subsistemas, ou mesmo, alterações bruscas no perfil de compra do cliente, para projetos cujo objetivo é o mercado de massas.
Riscos podem ainda estar associados a características internas da empresa, tais como estabilidade da estrutura organizacional desenvolvida para o projeto ou ainda, o próprio histórico de gestão de projetos na empresa etc. E podem ainda, estar relacionados com aspectos técnicos do próprio projeto, sejam eles relativos à tecnologia do produto, à tecnologia de fabricação, montagem e testes, ou ainda, à definição do escopo do produto.
Esses aspectos devem ser analisados no conjunto em especial quanto ao cumprimento da declaração de trabalho do projeto. Uma vez que já foram confeccionados modelos de prazos (cronograma macro) e de custos para o projeto, é interessante que essa atividade possa fomentar a revisão desses modelos. Para isso, as premissas básicas utilizadas para elaborar esses modelos devem ser questionadas.
Essas áreas de risco devem ser avaliadas em conjunto. Primeiramente os riscos são identificados e depois avaliados quanto a dois fatores: probabilidade de ocorrência e impacto no projeto. É interessante que a empresa utilize um formato padrão de cálculo desses riscos de forma que seja possível levantar o histórico das avaliações realizadas em projetos anteriores.
Para cada risco identificado são pensadas formas de mitigação. Mitigar riscos pode envolver: (1) remover riscos considerados altos de maneira a que eles não mais impactem no projeto; (2) controlar riscos considerados preocupantes monitorando-os; (3) transferir riscos, especialmente quando são envolvidos fornecedores de subsistemas e componentes; (4) aceitar riscos considerados baixos; e (5) levantar informações sobre riscos avaliados como médios.
Um aspecto bastante crítico na análise de riscos é sua comunicação à equipe de projeto, pois há descontentamento potencial do pessoal envolvido com áreas consideradas de alto risco pelo gerente. Por um lado isso pode levar a um comportamento arredio à liderança exercida pelo gerente, por outro, pode representar um aspecto desmotivador da equipe.
O plano de gerência de riscos deve indicar os principais riscos do projeto, suas formas de tratamento e suas premissas. Adicionalmente, o plano deve indicar margens de segurança a serem introduzidas nos prazos, no orçamento do projeto e , eventualmente, nas especificações a serem atingidas.
Todos os documentos relacionados confeccionados anteriormente devem subsidiar a definição da gestão dos riscos do projeto.
Um exemplo de como essas informações podem ser levantadas é descrito …

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