Início / MRM / Planejamento Técnico do Projeto / Documentar e Registrar o Planejamento Técnico

Documentar Planejamento Técnico

Consiste em sintetizar os resultados e o processo de planejamento técnico do projeto relacionando-o com as ferramentas de análise utilizadas. Trata também da manutenção de registros históricos comparativos sobre as fases de planejamento técnico realizadas na empresa.
Essa atividade tem duas funções importantes. Primeiramente, trata-se de manter registros e documentos relacionados com o desenvolvimento do plano técnico de projeto. Esses documentos são posteriormente utilizados para realizar uma análise comparativa dos planejamentos gerados para diferentes produtos, assim como para subsidiar o desenvolvimento de planejamento para produtos similares no futuro. Além disso, no ato de documentar os processos de planejamento técnico, o pessoal de qualidade analisa a evolução desse processo em termos de sua efetividade, dos resultados conseguidos e das melhorias conseguidas em termos do prazos, repetibilidade e demais critérios de qualidade definidos pela empresa. Permite também o cumprimento de requisitos normativos no que concerne à realização de análises críticas realizadas pela alta gerência quanto ao PDP e à documentação e registro do planejamento de projetos de novos produtos.
REF.: WHEELWRIGHT & CLARK, 1993, sobre lições aprendidas no PDP e ISO 9001:2000, cláusula 7.3.3, relacionada com o planejamento de projeto e desenvolvimento.
A documentação do planejamento técnico do projeto do produto deve servir como momento de reflexão sobre o andamento desse processo na empresa.
O pessoal de qualidade, juntamente com o gerente de projetos e a equipe que participou do desenvolvimento do plano, discute possibilidades de melhoria dos procedimentos a serem seguidos para essa fase do PDP. Essas melhorias devem subsidiar o melhoramento dos padrões definidos nos capítulos do sistema de qualidade aplicáves ao PDP.
A entrada básica para esta atividade é a aprovação do planejamento técnico do projeto do produtos pela alta gerência.
As saídas são os registros acerca dessa fase.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *