Início / MRM / Projeto do Produto / Desenvolver e Testar Prótotipos ALFA

Desenvolver Protótipo ALFA

Trata-se de desenvolver e testar protótipos cuja função é provar que as soluções desenvolvidas para as funções primárias do produto ou subsistema cumprem as métricas de qualidade e/ou atendem às necessidades do cliente.

O planejamento do protótipo ALFA deve deixar claro para a equipe de projeto quais serão as especificações a serem testadas. Isso significa que os testes aos quais o produto será submetido devem ser detalhados. O detalhamento dos testes implica na determinação das condições ambientais, dos dispositivos de medição e do procedimento de teste a ser aplicado ao produto.
Há um processo de manufatura relacionado com a confecção de protótipos. Esse processo especifica as atividades relativas ao recebimento e à integração de partes subcontratadas, assim como ao recebimento, montagem e integração de partes de fabricação própria. Deve-se adotar um esquema de estruturação de redes de cliente-fornecedor internamente à empresa. Os setores de manufatura, na atividade de prototipagem são fornecedores da área de projetos.
O protótipo ALFA é um protótipo focado. Ele objetiva comprovar que as soluções de projeto dos componentes mecatrônicos básicos do sistema conseguem produzir as especificações do produto.
Pode haver mais de uma unidade de protótipo ALFA desenvolvido. O importante é que ao final do ciclo de projeto-construção-teste da fase de projeto técnico, o protótipo ALFA final cumpra as especificações. Para tanto, é importante que sejam realizados testes como todo o sistema de controle, de comunicação e a engenharia básica do produto funcionando.
Os protótipos utilizados no desenvolvimento de produtos mecatrônicos das áreas espacial e militar são comumente definidos em contrato e consistem de unidades que são submetidas a rigorosos testes ambientais e de funcionamento em condições de laboratório que simulam o ambiente de operação do equipamento. Nesses casos pode ser necessário adequar o conceito do protótipo ALFA para integrar soluções estruturais e de sistemas de alimentação que se prevê no MRM como necessários apenas para a otimização do produto.
Situação similar se relaciona com os protótipos inicialmente desenvolvidos para montadoras das áreas automotiva e de eletro-eletrônicos de linha branca. Nesse caso, prevê-se o uso de protótipos de concepção que são protótipos que integram os conceitos de protótipos ALFA e BETA desenvolvidos no MRM.
Considera-se, entretanto, que o conceito de separação entre protótipos ALFA e BETA com base nas funções básicas do produto permite planejar uma série de alternativas para o andamento dos projetos e permite um maior rigor na verificação do cumprimento das especificações do produto.
O protótipo ALFA deve então ser construído e testado de acordo com os procedimentos de teste detalhados no planejamento dessa atividade.
Os testes são registrados e seus resultados são sistematizados e tratados de maneira a verificar sua adequação às especificações do produto. O processo de manufatura do protótipo ALFA deve então ser sistematizado através da confecção de procedimentos de fabricação e montagem relacionados com os itens da árvore do produto.
São então confeccionados os relatórios de testes dos protótipos ALFA. É importante observar que as diferentes unidades dessa configuração do produto devem ser identificadas com seus respectivos procedimentos de fabricação, montagem, integração e testes e com seus respectivos relatórios de teste.
Novas unidades desse protótipo são confeccionadas até que as especificações sejam atingidas.
As entradas para a atividade de confecção e teste de protótipos ALFA são as saídas das atividades técnicas e de acompanhamento de fornecedores realizadas ao longo da fase de projeto técnico. Ou seja, todos os relatórios de simulação e de testes com protótipos parciais de bancada são utilizados, juntamente com a MATRIZ DE VERIFICAÇÃO do projeto, para elaborar procedimentos de teste detalhados aos quais os protótipos ALFA serão submetidos.
Um relatório de testes é gerado para cada protótipo ALFA testado. Caso os testes resultem no atendimento dos requisitos, esse relatório é acrescido dos procedimentos de testes, fabricação e montagem utilizados no protótipo aprovado e é gerado um relatório de aprovação. Caso negativo, são geradas necessidades de revisão do projeto a serem utilizadas para refazer atividades técnicas.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *