Início / MRM / Projeto do Produto / Documentar Soluções Técnicas

Documentar Soluções Técnicas

Trata-se de utilizar a árvore de produtos gerada na fase de planejamento técnico para sintetizar as soluções técnicas do produto.

O ponto de partida para a elaboração de uma documentação consolidada para o projeto é solicitar ao pessoal das áreas técnicas envolvidas nos projetos que elaborem dossiês técnicos de sua área acerca das soluções projetadas para o protótipo ALFA em sua versão final.
Em paralelo, deve-se reunir a equipe de projeto para revisar a árvore de produtos elaborada na fase anterior.
De posse de uma árvore revisada, deve-se classificar a documentação técnica angariada de acordo com os ramos da árvore às quais cada documento pertence. Para cada documento deve ser estabelecido um código em função de sua localização na árvore e do tipo de documento considerado.
Os tipos de documentos devem ter sido estabelecidos previamente na fase anterior. Cada tipo tem um código identificador, conforme já discutido.
Deve-se então cadastrar todos os documentos que fazem parte da árvore de produtos e assim estabelecer a primeira configuração do projeto.
Uma vez aprovado o protótipo ALFA, as soluções desenvolvidas são consolidadas em uma base de documentação que tem como alicerce a árvore de produtos desenvolvida na fase anterior do MRM.
Essa consolidação implica na codificação dos documentos de projeto com base na árvore. Cada ramo da árvore deve ter um código único a ele associado. Esse código é, então, acrescido de identificadores que permitam rapidamente buscar e classificar os documentos desenvolvidos.
Por exemplo, todas as listas de componentes eletrônicos utilizados devem ter código LC, listas de materiais, códigos LM e assim por diante. Uma lista de componentes de uma placa que implemente um controlador teria, então seu código LC associado a essa placa enquanto uma outra lista de uma placa de aquisição de dados teria seu código a ela associado e assim por diante.
Agindo dessa forma é consolidada a configuração desenvolvida para o protótipo ALFA aprovado. Esse tipo de documentação é referida no padrão IEEE 1220:1998 e em padrões das áreas militar e aeroespacial como “pacote de dados integrado” (integrated data package) e devem consistir de dados relacionados a:
– hardware: informações de projeto que suportem a manufatura, montagem e integração do produto;
– software: informações de requisitos, projeto, código fonte, verificação e validação, instruções de carregamento, operação e manutenção de software;
– processos de ciclo de vida: informações relacionadas com o uso do produto, tais como manuais técnicos, planos técnicos, desenhos de fábrica, ferramental especial desenvolvido para a manufatura, montagem, verifica-ção, distribuição, operações, suporte, disposição, treinamento etc.
– pessoal: informações relacionadas com o papel do pessoal que é respon-sável por atividades realizadas ao longo do ciclo de vida do produto, informações relativas à segurança, documentação de treinamento, diagramas de seqüência de operações etc.
Essa configuração deve ser mantida como um baseline inicial do projeto. Isso significa que ela deve ser congelada em uma pasta específica, em papel e/ou digital e que uma cópia dessa documentação deve ser disponibilizada para o time de projeto de maneira a permitir atualizações de projeto realizadas sobre a configuração congelada para o protótipo ALFA.
A entrada dessa atividade é um OK da qualidade do projeto técnico. A saída é o baseline do projeto na configuração1 que está relacionada com o protótipo ALFA aprovado.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *