Início / MRM / Projeto do Produto / Verificar Resultados do Projeto Técnico

Verificar Resultados do Projeto do Produto

Trata-se de uma atualização do orçamento e das metas de prazo e custo do projeto com base nos resultados atingidos com o protótipo ALFA.

O gate da fase de projeto técnico é na verdade uma atualização do planejamento do projeto e eventualmente das especificações do produto. Antes de ser realizada essa atividade, o protótipo ALFA já fora desenvolvido e testado, portanto não cabe análise técnica nesse gate.
Além disso, como o projeto está em pleno desenvolvimento e a fase de otimização pode gerar mudanças drásticas nas soluções desenvolvidas na fase de projeto técnico, não é produtivo envolver a alta gerência em uma discussão acerca do atingimento das metas estabelecidas no planejamento da estratégia e do portfólio de produtos.
Assim, esse gate trata de uma atualização do plano de projetos com revisão nas metas de prazo e custo baseada nas soluções desenvolvidas e nos resultados do protótipo ALFA. Isso deve ser realizado pela equipe de projeto juntamente com o gerente do projeto e, eventualmente, o patrocinador do projeto.
O gate do projeto técnico se inicia com a atualização do orçamento e das metas financeiras do produto e do projeto. A atualização das metas financeiras do produto deve ser realizada com base nos itens já cotados para os ramos da árvore de produtos. Dessa forma, caso se deseje, podem ser no futuro realizadas análises de valor para as partes físicas do produto com base na importância das funções que desempenham.
O checklist do gate de projeto deve ser analisado assim como os critérios de qualidade que porventura tenham sido estabelecidos para os resultados e o andamento dessa fase.
O cumprimento dos prazos do projeto deve ser analisado e para ele devem ser confeccionados gráficos relacionando atividades, recursos e adiantamentos/atrasos.
Deve-se então verificar a necessidade de mudanças nas especificações do produto, caso isso seja possível. Essas mudanças devem ser estabelecidas com bastante cuidado uma vez que os valores-metas relacionados com as métricas de qualidade do projeto têm relação direta com o conceito do produto conforme discutido com o pessoal de marketing. Em projetos de fornecimento para as áreas espacial, militar, automotiva e de eletro-eletrônicos, comumente não é possível a realização de mudanças nas especificações.
As mudanças de especificações podem ainda, gerar necessidades de alteração no plano de gestão de parâmetros críticos de projeto e nas especificações estabelecidas para o processo de manufatura e montagem.
Ao final o planejamento do projeto é atualizado. Isso implica em atualizações não só de cronograma e orçamento, mas também relacionado com os recursos humanos a serem alocados ao projeto, com a infra-estrutura disponível e com os próprios procedimentos gerenciais utilizados, principalmente relacionados com comunicação, análise de riscos e gerenciamento do projeto.
A entrada básica para a atividade de verificação dos resultados conseguidos nessa fase é o documento “relatório de aprovação de protótipo”. Nele estão condensadas as informações através das quais a equipe avalia o projeto para alimentação do planejamento das fases seguintes.
Tendo sido considerado que o projeto técnico precisa ser efeito para a adequação às especificações de produto ou de processo, os decisores geram um documento no qual são registradas as necessidades de revisão. Esse documento é utilizado como realimentação para a revisão de atividades já realizadas nessa fase.
Estando os resultados do projeto técnico adequados aos critérios da alta direção, é gerado um registro de “concepção OK” e são definidas novas responsabilidades para os recursos disponíveis ao projeto.

Loading

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *