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Realizar Modificações para Adequação Normativa
Trata-se de realizar modificações de projeto necessárias à adequação do produto às normas analisadas durantes os testes de certificação e às diretivas que regulam a documentação de projeto e de processo necessária à consecução de selos de qualidade.

Ao longo da atividade de submissão do produto a testes de certificação e auditorias de qualidade de produto podem ter sido realizadas mudanças pontuais de projeto para adequá-lo a algum requisito normativo.
Entretanto, há a possibilidade de que mesmo as mudanças pontuais não terem deixado o produto conforme com os requisitos.
Nesse caso, o projeto deve ser revisado. Caso as soluções necessárias impliquem em grande modificação, o fluxo do desenvolvimento pode ser retornado à fase de otimização de maneira a verificar a influência das mudanças nos parâmetros críticos de projeto.
Ao final da realização de mudanças de projeto deve ser iniciado novo processo de agendamento e realização de novos testes de certificação.
Caso haja pendência quanto à documentação do produto para o atendimento de diretivas relacionadas com os selos de qualidade, o ciclo de modificação é determinado pelo agendamento do follow up.
Entretanto, há a possibilidade de que mesmo as mudanças pontuais não terem deixado o produto conforme com os requisitos.
Nesse caso, o projeto deve ser revisado. Caso as soluções necessárias impliquem em grande modificação, o fluxo do desenvolvimento pode ser retornado à fase de otimização de maneira a verificar a influência das mudanças nos parâmetros críticos de projeto.
Ao final da realização de mudanças de projeto deve ser iniciado novo processo de agendamento e realização de novos testes de certificação.
Caso haja pendência quanto à documentação do produto para o atendimento de diretivas relacionadas com os selos de qualidade, o ciclo de modificação é determinado pelo agendamento do follow up.
Inicialmente, as alterações devem ser realizadas de forma controlada uma vez que elas serão mantidas na configuração4 do produto. Essas alterações podem envolver ciclos de projeto de software, eletrônico ou mecânico.
Adicionalmente, devem ser realizadas modificações na documentação do produto de maneira a refletir as alterações realizadas no projeto. No caso de revisões de documentação determinadas pelos organismos certificadores de produto, as alterações documentais devem ser resultado de uma análise sobre o impacto da mudança documental no projeto propriamente dito.
Adicionalmente, devem ser realizadas modificações na documentação do produto de maneira a refletir as alterações realizadas no projeto. No caso de revisões de documentação determinadas pelos organismos certificadores de produto, as alterações documentais devem ser resultado de uma análise sobre o impacto da mudança documental no projeto propriamente dito.


Quando a empresa está empenhada nesse tipo de certificação pela primeira vez é provável que algum documento de projeto não tenha sido gerado. O mais comum são necessidades de alterações simples que não implicam em mudança de projeto. Entretanto, uma análise nessa direção deve ser realizada.
As entradas para essa atividade são o relatório de certificação do produto e o baseline da configuração4 do projeto.
A saída é uma revisão da configuração4 do produto com as alterações técnicas entre uma revisão e outra do produto.
Eventualmente, a atividade pode gerar um registro de necessidade de revisão no projeto do produto.
As entradas para essa atividade são o relatório de certificação do produto e o baseline da configuração4 do projeto.
A saída é uma revisão da configuração4 do produto com as alterações técnicas entre uma revisão e outra do produto.
Eventualmente, a atividade pode gerar um registro de necessidade de revisão no projeto do produto.